Quiabo Tem Carboidrato? E Proteína?

É bem verdade que muita gente vira a cara quando percebe a presença do quiabo na mesa do almoço ou do jantar, entretanto, não dá para negar que o alimento traz muitos benefícios para a saúde.



Isso porque além de ser fonte de antioxidantes, o quiabo contém outros nutrientes importantes para o funcionamento apropriado do nosso organismo, como: potássio, magnésio, cálcio, vitamina A, vitamina B1, vitamina B6, vitamina B9 (ácido fólico/folato), vitamina C e vitamina K.


Mas será que o quiabo tem carboidrato?

Mesmo com todos esses nutrientes, será que o quiabo pode ser consumido em dietas low carb, ou seja, com restrição ou diminuição na quantidade de carboidratos que é consumida em cada refeição?


Essa alimentação com menos ou poucos carboidratos pode ser adotada por questões de saúde ou utilizada como uma estratégia para estimular a redução do peso corporal, e para quem a adere, é importante saber se o quiabo tem carboidrato ou não.


Pois bem, de acordo com informações da nutricionista Jill Corleone, é verdade sim que o quiabo tem carboidrato.


Segundo ela, “os carboidratos são um nutriente essencial que o corpo necessita para funcionar apropriadamente; ele também é a fonte de energia preferida do corpo”. Portanto, é essencial conversar com o médico antes de começar a seguir uma dieta low carb para que o programa alimentar aconteça de maneira saudável.


Falando especificamente a respeito dos carboidratos do quiabo, a nutricionista esclareceu que parte dos carboidratos do quiabo corresponde a fibras, um nutriente conhecido por diminuir a digestão dos carboidratos.



Mas qual será a quantidade de carboidratos que pode ser encontrada em diferentes tipos, receitas e porções de quiabo? É isso o que você confere na lista a seguir:


1. Quiabo (genérico)


30 g: aproximadamente 2 g de carboidratos;

100 g: aproximadamente 7,05 g de carboidratos;

1 xícara: aproximadamente 7,05 g de carboidratos.

2. Quiabo cozido


30 g: aproximadamente 1,55 g de carboidratos;

100 g: aproximadamente 5,1 g de carboidratos;

1 xícara: aproximadamente 9,5 g de carboidratos.

3. Quiabada


100 g: aproximadamente 10,3 g de carboidratos;

1 xícara: aproximadamente 24,65 g de carboidratos.

4. Quiabo congelado


30 g: aproximadamente 2 g de carboidratos;

100 g: aproximadamente 6,65 g de carboidratos;

1 embalagem de 285 g: aproximadamente 18,85 g de carboidratos;

1 embalagem de 1,35 kg: aproximadamente 90,25 g de carboidratos.

5. Empanados de quiabo


1 pedaço: 1,07 g de carboidratos;

30 g: aproximadamente 4,3 g de carboidratos;

1 xícara: 13,12 g de carboidratos;

100 g: aproximadamente 14,25 g de carboidratos.

E será que o quiabo tem proteína?

Agora que já vimos se o quiabo tem carboidrato, podemos falar a respeito do teor proteico que pode ser encontrado no alimento.


Mas antes, falando em proteínas, você saberia apontar qual é a importância do nutriente para o funcionamento do nosso organismo?


Bem, as proteínas agem no crescimento e na manutenção dos tecidos, trabalham como enzimas que são essenciais para a digestão, a produção de energia, a coagulação do sangue e a contração muscular, auxiliam a comunicação entre as células, tecidos e órgãos do corpo e atuam no fornecimento de estrutura.


Além disso, as proteínas mantêm o pH apropriado do organismo, trabalham na manutenção do equilíbrio de fluidos, reforçam o sistema imunológico, atuam no transporte e no armazenamento de nutrientes e podem auxiliar o suprimento de energia ao corpo.


E então, será que o quiabo pode contribuir com o fornecimento de proteínas ao nosso organismo? De acordo com a nutricionista Jill Corleone, em seu artigo, o alimento apresenta algum teor de proteína em sua composição. Mas qual pode ser essa quantidade em gramas?


É isso o que você vai conferir na lista a seguir, que traz a quantia de proteínas quem pode ser encontrada diferentes tipos, porções e receitas de quiabo, preparada à base de informações fornecidas pelos portais de nutrição:


1. Quiabo (genérico)


30 g: aproximadamente 0,6 g de proteínas;

100 g: 2 g de proteínas;

1 xícara: 2 g de proteínas.

2. Quiabo cozido


30 g: aproximadamente 0,575 g de proteínas;

100 g: 1,92 g de proteínas;

1 xícara: aproximadamente 3,65 g de proteínas.

3. Quiabada


100 g: aproximadamente 8,35 g de proteínas;

1 xícara: aproximadamente 20,05 g de proteínas.

4. Quiabo congelado


30 g: aproximadamente 0,5 g de proteínas;

100 g: aproximadamente 1,7 g de proteínas;

1 embalagem de 285 g: 4,8 g de proteínas;

1 embalagem de 1,35 kg: 23 g de proteínas.

5. Empanados de quiabo


1 pedaço: aproximadamente 0,2 g de proteínas;

30 g: aproximadamente 0,8 g de proteínas;

1 xícara: aproximadamente 2,35 g de proteínas;

100 g: aproximadamente 2,6 g de proteínas.

Atenção

Os diferentes tipos, receitas e porções de quiabo não foram submetidos a análises nutricionais, simplesmente reproduzimos as informações disponibilizadas na internet. Ou seja, os valores de carboidratos e proteínas servem apenas como uma estimativa.


Tenha em mente que os teores de carboidratos e proteínas de receitas com quiabo podem variar conforme os ingredientes e as marcas e porções desses ingredientes empregados no seu preparo.



© Copyright - 2019 Eu Consigo Emagrecer. Todos os direitos reservados. Políticas de Segurança e Privacidade

  • White Facebook Icon
  • White Twitter Icon
  • White Google+ Icon